Micro Governança em Redes Colaborativas: uma aplicação junto a uma Associação de Agricultores Agroecológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.16812

Palavras-chave:

Redes, Governança, Ambiente Colaborativo

Resumo

As discussões que envolvem a governança no âmbito das redes Inter organizacionais vêm adquirindo cada vez mais importância nos últimos anos. Apesar dos esforços direcionados para esse tema, ainda há lacunas específicas sobre a compreensão de como a governança pode ser operacionalizada e aprimorada de maneira a oferecer contribuições eficientes sobre as atividades cotidianas que os líderes da rede precisam realizar para promover um ambiente colaborativo. A partir disto, o objetivo do artigo é analisar as formas de operacionalização da governança ocorrida na Associação dos Agricultores Agroecológicos da Várzea Paraibana (ECOVÁRZEA) e as suas formas de contribuições para práticas de cooperação e melhor forma de funcionamento da sua governança. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo, a partir de um conjunto de categorias pré-definidas por Wegner e Vershoore Filho (2021), tendo como formas de coleta dos dados: a realização de entrevistas, o acesso a dados secundários e a observação não participante. Tais dados foram analisados com suporte do software QSR NVIVO 11. Os resultados apontam que as funções e práticas de governança desempenhadas pelas lideranças da Associação influenciam positivamente a geração de resultados de governança, dado que, ao relacionar as funções proeminentes da rede, com as práticas de acordo e engajamento, evidencia-se fortes predisposições a construção e manutenção de um ambiente de colaboração, fortalecendo a confiança e os relacionamentos entre os membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professor Titular em Administração Geral da UFCG, Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1995) com atuação nos cursos de graduação em Administração e Engenharia de Produção da UFCG. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor permanente junto aos Programas de Pós-graduação em Administração da UFPB e da UFCG. Líder do GEGIT (Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia). Membro de conselho editorial e avaliador de vários de vários periódicos científicos e referee em vários eventos científicos no Brasil e no exterior. Atualmente coordena três projetos de pesquisa financiados por órgãos de fomento. Seus atuais temas de pesquisa e linhas de pesquisa de interesse, envolvem: Competitividade Sistêmica e Desenvolvimento Local, Inovação e Sustentabilidade, Energia e Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável e Sistemas de Indicadores, Gestão de Recursos Naturais, Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais, Administração e Sociedade.

Renata Rodrigues de Medeiros Pontes, Universidade Federal de Campina Grande

Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos em Gestão Inovação e Tecnologia(GEGIT). Bolsista de apoio Técnico CNPq, vinculada à projeto relacionado às relações entre o papel e contribuições das Universidades para a geração do Desenvolvimento Regional. Graduanda em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande.

Ana Maria Vicente Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2021). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2018). Atuou em projetos a exemplo do Programa de Educação Tutorial - PET, Iniciação Científica - PIBIQ, extensões e monitorias. Realizou estudos nas áreas de Administração, com ênfase em Administração Pública, Gestão e Financiamento da Saúde e Políticas Públicas, Governança e Inovação. Atualmente é pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia - GEGIT da Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

ALBERS, Sascha. Configurações de sistemas de governança de aliança. Schmalenbach Business Review , v. 62, n. 3, pág. 204-233, 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRETAS, Vanessa Pilla Galetti et al. Modos de governança em redes de franquias internacionalizadas: seleção de parceiros e relacionamentos. Revista Brasileira de Marketing, v. 19, n. 1, p. 150-173, 2020.

CARDOSO, Jaqueline de Fátima; CASAROTTO, Nelson; MARCON, Christian. Small business networks in the field of organic farming: strategies and management tools. Gestão & Produção, v. 27, 2020.

CASTRO, Marcos de; GONÇALVES, Sandro Aparecido. Contexto institucional de referência e governança de redes: estudo em arranjos produtivos locais do estado do Paraná. Revista de Administração Pública, v. 48, p. 1281-1304, 2014.

GOBBI, Beatriz Christo et al. Politizando o conceito de redes organizacionais: uma reflexão teórica da governança como jogo de poder. Cadernos Ebape. BR, v. 3, p. 01-16, 2005.

HUANG, Chen; CHEN, Wenna; YI, Hongtao. Collaborative networks and environmental governance performance: a social influence model. Public Management Review, p. 1-22, 2020.

MOREIRA, Fernanda Kempner; DE SÁ FREIRE, Patricia. Governança de redes interorganizacionais: uma revisão sobre os mecanismos de governança para a aprendizagem. Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial-ISSN-1983-1838, v. 13, n. 1, p. 39-52, 2020.

PROVAN, Keith G.; KENIS, Patrick. Modos de governança de rede: estrutura, gerenciamento e eficácia. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 18, n. 2, pág. 229-252, 2008.

SMITH, Julia Grace. Theoretical advances in our understanding of network effectiveness. Perspectives on Public Management and Governance, v. 3, n. 2, p. 167-182, 2020.

STOREY, C. et al. Governing embedded partner networks: Certification and partner communities in the IT sector. International Journal of Operations and Production Management, v. 38, n. 9, p. 1709-1734, 2018.

WEGNER, Douglas; DURAYSKI, Juliana; DE SOUZA VERSCHOORE FILHO, Jorge Renato. Governança e eficácia de redes interorganizacionais: Comparação entre iniciativas brasileiras de redes de cooperação. Desenvolvimento em Questão, v. 15, n. 41, 2017.

WEGNER, Douglas; PADULA, Antônio Domingos. Estratégias de crescimento e a governança de redes horizontais de empresas: o caso da maior rede cooperativa de varejo de alimentos na Alemanha. Ciências da Administração, v. 13, n. 30, p. 220-248, 2011.

WEGNER, Douglas; VERSCHOORE, Jorge. Network Governance in Action: Functions and Practices to Foster Collaborative Environments. Administration & Society, p. 00953997211024580, 2021.

Publicado

2023-05-10

Como Citar

Cândido, G. A., Pontes, R. R. de M., & Silva, A. M. V. (2023). Micro Governança em Redes Colaborativas: uma aplicação junto a uma Associação de Agricultores Agroecológicos. Redes, 28(1). https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.16812

Edição

Seção

Artigos