Da “Campanha” para a Cidade: as feiras da agricultura familiar em Santana do Livramento (RS)
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v28i1.16991Palavras-chave:
Cadeias agroalimentares curtas, Mercados de proximidade, Campanha GaúchaResumo
A comercialização em feiras é uma importante estratégia de reprodução da agricultura familiar e promotora do desenvolvimento regional. Em Santana do Livramento (RS), a falta de apoio político contribui(u) para a consolidação dos canais curtos de comercialização. Nesse sentido, o estudo visa analisar a dinâmica da produção e comercialização dos feirantes de Santana do Livramento (RS). Metodologicamente a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, realizada a partir de revisão bibliográfica, entrevistas e observação não participante. Os dados foram obtidos durante o segundo semestre de 2019 através de entrevistas semiestruturadas a dez feirantes e observações em quatro feiras do município. Como resultados, tem-se que as feiras analisadas podem ser divididas em dois grupos, a dos feirantes ligados à Associação Santanense de Produtores Hortigranjeiros (ASPH) e dos feirantes vinculados ao Movimento dos Sem Terra (MST). Cada feira possui data, local, bem como estratégia de organização e planejamento distintos para a comercialização. Apesar das precárias condições de infraestrutura, as feiras se mantêm pelas relações de confiança e a reciprocidade existente entre feirantes e consumidores. Por fim, nota-se a expressiva capacidade de resiliência dos agricultores familiares frente às adversidades socioeconômicas locais.
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