Redes e planejamento territorial: ordenação do território em Bilbao Metropolitano

Autores

  • Eunice Helena Sguizzardi Abascal
  • Carlos Abascal Bilbao

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1735

Palavras-chave:

Palavras-chave, Planejamento territorial – Oportunidades estratégicas – Planejamento em cadeia – Redes – Regeneração urbana de Bilbao.

Resumo

Este artigo argumenta que o planejamento territorial é hoje instrumento fundamental para a definição de áreas de oportunidade estratégicas, e também instrumento articulador de escalas distintas do território (do local ao regional). Recupera-se a importância de um planejamento de níveis distintos, relacionados em cadeia, de um nível mais geral de abrangência regional ao mais específico e local. Demonstra-se a importância dessa articulação não apenas para o enfrentamento de urgências no território intraurbano, visando à promoção da cidade compacta, mas para o desenvolvimento de cidades e regiões, ao potencializar a implantação de cadeias produtivas descentralizadas e solidárias, que caracterizam uma organização em rede. Propõe-se que os instrumentos de planejamento e ordenação estratégica do território voltados à descentralização e à criação de cidades novas ou focando a reconversão e a reciclagem de usos e atividades, em cidades e regiões em declínio e que apresentam áreas degradadas, possibilitam decisões de importância estratégica, que determinam linhas, eixos e áreas de oportunidade, alvos do desenvolvimento econômico e social e que, por essa razão, passam a concentrar investimentos em infraestruturas, servindo para potencializar a implantação de redes de centros urbanos e cadeias produtivas, que se beneficiam dessa ordenação mais ampla do território urbano e regional. Para tanto, o objeto de análise é o planejamento territorial estratégico que vem sendo desenvolvido e implantado especialmente na Espanha e que fundamenta planos e ações de regeneração urbana, de que é exemplo o processo ainda em curso na cidade de Bilbao, região norte daquele país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-05-24

Como Citar

Sguizzardi Abascal, E. H., & Bilbao, C. A. (2011). Redes e planejamento territorial: ordenação do território em Bilbao Metropolitano. Redes, 16(2), 156 - 182. https://doi.org/10.17058/redes.v16i2.1735

Edição

Seção

Artigos