A sustentabilidade na percepção ambiental de produtores de tabaco e de agentes de desenvolvimento: o caso de Arvorezinha (RS)

Autores

  • Alessandra Troian
  • Marcelo Leandro Eichler
  • Fábio Kessler Dal Soglio

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v17i3.2310

Palavras-chave:

Percepções, Produtores, Tabaco, Sustentabilidade

Resumo

Os riscos à saúde dos produtores rurais e os danos ao meio ambiente oriundos da produção de tabaco são resultado, fundamentalmente, do uso de agrotóxicos e do desmatamento. Atribui-se ao setor fumageiro as externalidades negativas advindas de tais práticas. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a analisar as percepções de agricultores e de agentes de desenvolvimento acerca dos aspectos ambientais, sociais e econômicos do cultivo de tabaco no município de Arvorezinha (RS). A pesquisa foi realizada a partir de métodos qualitativos, de cunho etnográfico, envolvendo observação participante e entrevistas semiestruturadas com 17 famílias de produtores de tabaco e sete agentes de desenvolvimento. A pesquisa indicou que o cultivo do tabaco se dá principalmente em função da renda que a atividade proporciona, relegando a segundo plano outras áreas de influência. Em relação aos aspectos ambientais, percebe-se haver preocupação com os solos, por exemplo. Quanto aos aspectos sociais, evidencia-se que alguns entrevistados se sentem impotentes frente ao sistema estabelecido entre empresa integradora e produtor, enquanto outros julgam a integração agricultura-indústria como solução para os problemas enfrentados pelo setor agrícola fumageiro. Por fim, pode-se concluir que o aspecto econômico, aliado aos elementos sociais, como sobrevivência da família, evidenciado na palavra sustento, está relacionado à forma como os agricultores percebem o termo sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-12

Como Citar

Troian, A., Eichler, M. L., & Dal Soglio, F. K. (2012). A sustentabilidade na percepção ambiental de produtores de tabaco e de agentes de desenvolvimento: o caso de Arvorezinha (RS). Redes, 17(3), 26-49. https://doi.org/10.17058/redes.v17i3.2310

Edição

Seção

Artigos