Estratégia e comunicação com o mercado: percepção dos gestores das instituições de ensino superior sobre as ações de responsabilidade social na perspectiva do método fenomenológico

Roberto Bazanini, Ademir Antonio Ferreira, Homero Leoni Bazanini, Rosalina Florindo da Silva

Resumo


O presente artigo busca analisar as ações de Responsabilidade Social como elemento estratégico constitutivo nas instituições de ensino superior numa perspectiva fenomenológica. A pesquisa teve como objetivo estudar as características da implantação e gestão de programas de Responsabilidade Social em duas universidades da Grande São Paulo, por intermédio de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, emprego da técnica da entrevista focal junto aos respectivos gestores responsáveis. Os resultados da pesquisa indicam que as instituições de ensino superior analisadas concebem suas ações de responsabilidade social como elemento estratégico, gerador de vantagem competitiva, confirmando as assertivas presentes nos princípios da reatividade social.

Palavras-chave


estratégia corporativa, Instituições de Ensino Superior, responsabilidade social.

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ARTIGO


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/redes.v18i3.2562

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