Organizações empresariais complexas como espaços sociais colaborativos por meio da responsabilidade social

Autores

  • Osmar Ponchirolli
  • Eduardo Augusto Dreweck Mota

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.283

Palavras-chave:

Responsabilidade Social. Stakeholders. Espaços Sociais. Complexidade. Delimitações dos sistemas sociais.

Resumo

As organizações empresariais têm percebido que as ações de responsabilidade social são cada vez mais necessárias, tanto para dar diretrizes aos planejamentos estratégicos quanto para compor estratégias de marketing alinhadas com o pensamento dos consumidores. Essa realidade traz à tona a importância de aprofundar a discussão sobre o significado destas ações empresariais, que já fazem parte do cotidiano da sociedade centrada no mercado. O presente artigo apresenta uma pesquisa teórico-empírica, de natureza exploratória, com o objetivo de verificar se com as iniciativas de responsabilidade social, principalmente sob o viés empresarial, há a geração de um novo espaço social de colaboração, onde os agentes da sociedade possam desenvolver projetos e objetivos comuns, em prol da sociedade. Na pesquisa teórica, o trabalho apresenta a visão de autores que discutem pontos fundamentais para o entendimento destes espaços sociais de colaboração. Na pesquisa empírica, onde foi realizado em estudo de caso, a coleta e análise de dados deu-se a partir da pesquisa documental nos projetos de responsabilidade social de uma empresa de base florestal, com atuação em Santa Catarina e no Paraná, e nas entrevistas com stakeholders desta mesma organização. Os resultados demonstram que espaços sociais de colaboração são gerados pelas ações de responsabilidade social das empresas, permitindo maior aproximação entre os setores da sociedade e garantindo um local de construção de boas iniciativas, em direção ao desenvolvimento sustentável.

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Publicado

2009-04-07

Como Citar

Ponchirolli, O., & Dreweck Mota, E. A. (2009). Organizações empresariais complexas como espaços sociais colaborativos por meio da responsabilidade social. Redes, 13(2), 81-103. https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.283

Edição

Seção

Artigos