Crescimento ou manutenção da posição: o dilema dos gestores de uma indústria de plásticos da Serra Gaúcha

Autores

  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade de Caxias do sul (UCS) e Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS)
  • Eliana Andréa Severo Universidade de Caxias do sul (UCS) e Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS)
  • Sylvia Maria Azevedo Roesch Professora Visitante da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do sul (UCS)
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v18i3.2897

Palavras-chave:

empreendedorismo, inovação, indústria plástica.

Resumo

A indústria de móveis do Rio Grande do sul apresenta uma significativa importância no cenário nacional, pois foi o segundo maior exportador em 2010. Esta posição coloca em destaque o estado no cenário nacional da produção e exportação de móveis. Neste contexto, atua a mais de 50 anos a Italiana Plásticos, uma indústria fundada por Alcides, teve a visão empreendedora de diversificar a produção, atuando na confecção de acessórios para móveis de poliestireno injetado. Atualmente os gestores da Italiana Plásticos encontram-se no dilema do crescimento da organização, pois os clientes aumentaram a demanda, tratando-se de uma decisão que exige muito planejamento. O objetivo desse caso de ensino consiste em proporcionar a reflexão e promover a discussão sobre temas ligados ao empreendedorismo, estratégias, sistemas de produção, comportamento organizacional e a inovação, no contexto do setor moveleiro, considerando a necessidade decisões estratégicas que os gestores devem tomar nas empresas. Sugere-se que este caso seja usado nos cursos de graduação e pós-graduação, nas disciplinas de desenvolvimento regional, gestão de operações, administração da produção, administração estratégica, empreendedorismo, gestão da inovação e comportamento organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade de Caxias do sul (UCS) e Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS)

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Engenharia da Produção pela UFRGS. Professor de Pós-graduação e Graduação da Faculdade da Serra Gaúcha (FGS)

Sylvia Maria Azevedo Roesch, Professora Visitante da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

PhD em Economia pela London School of Economics e pós-doutora pela London Business School. Professora Visitante da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do sul (UCS)

Doutor em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha, ETSEIB/UPC. Professor do PPGA stricto sensu da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do sul (UCS)

Doutor em Business Administration - Université de Sherbrooke, Canadá. Professor do PPGA stricto sensu da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

Guimarães, J. C. F. de, Severo, E. A., Roesch, S. M. A., Olea, P. M., & Dorion, E. C. H. (2013). Crescimento ou manutenção da posição: o dilema dos gestores de uma indústria de plásticos da Serra Gaúcha. Redes, 18(3), 157-175. https://doi.org/10.17058/redes.v18i3.2897

Edição

Seção

Artigos