“A união faz a força”? Uma análise das diferenças culturais e dos mecanismos de grupo em Redes de Empresas
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.293Palavras-chave:
redes interorganizacionais, diversidade de culturas, conflitos, gruposResumo
Em um ambiente global caracterizado pela alta competitividade, as organizações vêm estabelecendo parcerias com empresas de outras regiões, empresas rivais ou até mesmo empresas que atuam em negócios diferentes. Entre os tipos de parcerias existentes, a aliança estratégica (redes de empresas) é cada vez mais utilizada como alternativa. O arranjo organizacional do tipo rede de empresas é característico por agrupar pessoas com diferentes características, culturas e valores. Tal parceria pressupõe o encontro de culturas diferenciadas, submetendo as empresas envolvidas a um novo desafio: a gestão da multiculturalidade organizacional. Dessa maneira, o presente artigo tem como objetivo discutir sobre as diferenças culturais de empresas que se estabelecem em redes de empresas. Visa também refletir sobre possíveis maneiras de as empresas lidarem com tais situações, como a formação de uma cultura única, porém dando atenção à força de grupos que podem atuar de forma conflitante.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-07
Como Citar
Corso, K. B., & Fossa, M. I. T. (2009). “A união faz a força”? Uma análise das diferenças culturais e dos mecanismos de grupo em Redes de Empresas. Redes, 13(2), 289-307. https://doi.org/10.17058/redes.v13i2.293
Edição
Seção
Artigos