A natureza na percepção dos agricultores familiares do município de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil: algumas perspectivas para o Desenvolvimento Regional Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.321Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, Percepção ambiental, Agricultores, Vale do Rio Pardo, RSResumo
Considerando o estreito contato das atividades rurais com a natureza, e a fragilidade que permeia esta relação no Município de Santa Cruz do Sul, RS, a presente pesquisa investigou aspectos relacionados à percepção ambiental de dois grupos de agricultores locais. O primeiro vinculado à Feira Rural e o segundo ao Capa/Ecovale. A partir de entrevistas e observações de campo, foi possível inferir que o cenário traçado demonstra a ausência da temática ambiental na maioria dos programas de extensão rural e descaso com as alternativas de desenvolvimento sustentável. Na comparação perceptiva, observou-se uma maior pré-disposição à preservação por parte dos agricultores vinculados ao Capa/Ecovale. No tocante, revelaram-se promissoras as iniciativas de diversificação e preservação de áreas nativas, destacando o desempenho dos jovens na conversão produtiva, as influências de gênero na gestão dos recursos naturais e o papel das instituições não-governamentais no estímulo às novas perspectivas para o desenvolvimento regional sustentável.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-15
Como Citar
Lovatto, P. B., Etges, V. E., & Karnopp, E. (2008). A natureza na percepção dos agricultores familiares do município de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil: algumas perspectivas para o Desenvolvimento Regional Sustentável. Redes, 13(1), 225-249. https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.321
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.