Identidade territorial nas festividades germânicas no sul do Brasil

Autores

  • Cristiano Nicolini Prefeitura Municipal de Teutônia.
  • Angela Cristina Trevisan Felippi

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i1.4039

Palavras-chave:

Identidade territorial. Representação. Germanidade. Etnografia. Estudos Culturais.

Resumo

O artigo traz uma descrição analítica de uma pesquisa etnográfica sobre a quadragésima sétima edição do Festival do Chucrute, uma festa de representação, que ocorre desde 1966 no Vale do Taquari, no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Esse festival se caracteriza pela valorização das chamadas heranças culturais do território onde se situa, associando-as à imigração germânica que ocorreu no final do século XIX e início do século XX. A pesquisa teve como referencial teórico os estudos culturais para compreender o processo de construção da identidade territorial por meio das ações dos atores locais e das suas manifestações culturais. O artigo estabelece relações entre o teórico e a prática social, oferecendo subsídios para se compreender como os territórios se marcam culturalmente por meio de estratégias que passam pela organização de suas manifestações culturais, sendo estas resultado de disputas e acordos simbólicos estabelecidos entre seus agentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Nicolini, Prefeitura Municipal de Teutônia.

Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul. Professor do Ensino Fundamental de Teutônia - RS.

Angela Cristina Trevisan Felippi

Doutora em Comunicação pela PUCRS; Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Como Citar

Nicolini, C., & Felippi, A. C. T. (2014). Identidade territorial nas festividades germânicas no sul do Brasil. Redes, 20(1), 268-285. https://doi.org/10.17058/redes.v20i1.4039