Desenvolvimento Rural: afinal, sobre o que estamos falando?

Autores

  • Daniela Dias Kühn Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria. Economista, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i2.4246

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural. Abordagem das Capacitações.

Resumo

A expressão desenvolvimento vem sendo cada vez mais utilizada e está consolidada no estudo das realidades socioeconômicas. Entretanto, há, ainda, de se limitar o alcance da expressão, bem como a qualificação. O presente artigo discute o significado da expressão desenvolvimento rural, reunindo autores e buscando tematizar sobre os conceitos envolvidos na expressão. O objetivo principal deste trabalho é, a partir de uma revisão bibliográfica do conceito de desenvolvimento rural e de uma contextualização da Abordagem das Capacitações, indicar como a referida abordagem pode contribuir para a construção de um conceito de desenvolvimento rural mais adequado à diversidade inerente ao ambiente em análise. Para isso, foi realizada uma breve revisão daquilo que vem sendo discutido sobre processos de desenvolvimento e como esse processo se associa à expressão rural. O termo desenvolvimento é analisado a partir da construção de suas interpretações no processo de conceituação e desenvolvimento teórico. Foi possível reconhecer os principais adjetivos, bem como a evolução dessas discussões nos últimos 30 anos. Por fim, é identificado um conceito associado à Abordagem das Capacitações, apresentado pelo economista indiano Amartya Sen. A ideia de desenvolvimento rural, associada à Abordagem das Capacitações, leva a uma concepção que identifica o desenvolvimento rural como um aumento da possibilidade de escolha dos indivíduos que residem em ambientes constituídos por relações socioeconômicas, geográficas e culturais que evidenciam, por meio da paisagem, a utilização e (ou) preservação de aspectos relacionados à Natureza cuja reprodução não é inteiramente dependente e (ou) condicionada pela ação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Dias Kühn, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria. Economista, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).

Economista, doutora em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Economia CCSH/UFSM.

Downloads

Publicado

2015-07-21

Como Citar

Kühn, D. D. (2015). Desenvolvimento Rural: afinal, sobre o que estamos falando?. Redes, 20(2), 11-30. https://doi.org/10.17058/redes.v20i2.4246