Comunidade Quilombola Barra da Aroeira (TO): abordagem fenomenológica das práticas ecológicas

Autores

  • Rogério Ferreira Teixeira Comunidade Morada da Paz
  • Lucas Barbosa e Souza

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i2.4757

Palavras-chave:

Percepção Ambiental. Desenvolvimento Local. Economia Ecológica.

Resumo

Esta pesquisa se propôs a investigar a percepção sobre o meio ambiente e as práticas da economia ecológica na Comunidade Quilombola da Barra da Aroeira, localizada no município de Santa Teresa do Tocantins, Estado do Tocantins, Brasil. Para tanto, foi empregada uma abordagem fenomenológica, tendo como finalidade apreender as possíveis contribuições quanto às práticas sustentáveis em suas diferentes interfaces, a partir da experiência dos próprios moradores locais. Especificamente, foram abordadas questões ligadas à natureza, à produção e ao modo de vida na Comunidade, com a intenção de melhor conhecê-la e de identificar ações efetivas, técnicas e princípios com potencial para a promoção de desenvolvimento local replicáveis em outros contextos, sobretudo no Estado do Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Ferreira Teixeira, Comunidade Morada da Paz

Mestre em Ciências do Ambiente, pela UFT-Brasil (2012), economista formado pela UFRGS em 1997, fundador e gestor da Comunidade Sustentável Morada da Paz desde 2002, onde dedica-se à implantação e execução de projetos e ações na área de agroecologia, economia ecológica e educação socioambiental.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

Teixeira, R. F., & e Souza, L. B. (2016). Comunidade Quilombola Barra da Aroeira (TO): abordagem fenomenológica das práticas ecológicas. Redes, 21(2), 63-86. https://doi.org/10.17058/redes.v21i2.4757

Edição

Seção

Dossiê Temático - Desenvolvimento Regional e Ambiente