A segurança alimentar e a especialização do fumo da agricultura familiar no Estado do Rio Grande do Sul: um processo de erosão alimentar?

Autores

  • Roberta do Espírito Santo Luzzardi
  • Carlos Rogério Mauch

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v16i1.486

Palavras-chave:

Fumo, Autonomia, Agricultura familiar

Resumo

O presente artigo procura analisar o processo de erosão alimentar que abrange os agricultores familiares, a partir da especialização do fumo no Estado do Rio Grande do Sul. Ocorrendo, assim, a diminuição na produção de hortaliças e consequêntemente do autoconsumo dos agricultores e a maior dependência da renda gerada pela cultura do fumo. Ressalta-se também, o processo de mercantilização da agricultura, através do qual a agricultura vai sendo crescentemente incorporada aos mercados, tornando-os estruturas centrais à (re) produção da unidade familiar Conclui-se que a diversificação produtiva e mesmo a existência da pluriatividade vem possibilitar a resistência da família no meio rural, proporcionando o aumento da produção agrícola e ainda uma menor dependência dos produtores a um único produto, e certamente possibilitará um aproveitamento integral da terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-14

Como Citar

Luzzardi, R. do E. S., & Mauch, C. R. (2011). A segurança alimentar e a especialização do fumo da agricultura familiar no Estado do Rio Grande do Sul: um processo de erosão alimentar?. Redes, 16(1), 199-212. https://doi.org/10.17058/redes.v16i1.486

Edição

Seção

Artigos