A História do Desenvolvimento Regional no Vale do Sinos: o caso de Sapiranga e seus percursos no tempo

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i1.4893

Palavras-chave:

História do Desenvolvimento Regional. Historicidade. Vale do Sinos. Sapiranga.

Resumo

: O artigo analisa a dinâmica do desenvolvimento regional do Vale dos Sinos, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), a partir de um recorte espacial e temporal que é o município de Sapiranga, e sua trajetória de desenvolvimento desde o final do século XIX. Para tanto, buscamos discutir a historicidade desse contexto, investigando como os fatores regionais, nacionais e globais estão articulados no processo das transformações ocorridas em Sapiranga. Por meio dos condicionantes históricos, procuramos identificar os elementos que constituíram o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do município, em especial, de seu espaço urbano. Atentamos de forma especial, para os aspectos presentes na esfera local e que assim nos permitem melhor compreender os percursos dessa comunidade no contexto regional do Vale do Rio dos Sinos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL, FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA (FACCAT)

GRADUADO, MESTRE E DOUTOR EM HISTÓRIA, ATUA COMO PROFESSOR E PESQUISADOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA FACCAT, PESQUISANDO TEMÁTICAS RELACIONADAS À IMIGRAÇÃO, MEMÓRIA, IDENTIDADES E PATRIMÔNIO VINCULADAS AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

Downloads

Publicado

2016-05-06

Edição

Seção

Artigos