Repensando o desenvolvimento rural no contexto territorial da agricultura familiar: estudos de casos

Erica Karnopp

Resumo


Em tempos de mudança, até mesmo quando em regiões rurais o futuro parece ser incerto, a análise deste artigo baseou-se principalmente na seguinte problemática: - qual é a importância da agricultura familiar no contexto atual e quais as chances para sua inserção no contexto da globalização? Buscou-se repensar o desenvolvimento rural a partir de estratégias de planejamento
regional estudos de casos. A reestruturação da economia mundial, as crises do sistema político internacional, as grandes ameaças ecológicas, assim como o surgimento de novas tecnologias de produção e de comunicação causam transformações profundas nas sociedades em todo o mundo.
Este processo chamado globalização materializa-se em uma nova configuração do sistema mundial sob o controle de poucos, acompanhada da crescente fragmentação da sociedade. Este processo, porém, não se diferencia no espaço rural. Nesse sentido, o presente trabalho pretende refletir sobre o processo de mudança que ocorre nos espaços rurais, focalizando-o a partir de experiências de estudos de casos.

Palavras-chave


Desenvolvimento rural. Território. Agricultura familiar.

Texto completo:

ARTIGO


DOI: http://dx.doi.org/10.17058/redes.v19i2014.5158

Flag Counter

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Disponibilidade para depósito: permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo