Configuração do poder no Codeter: uma análise do Território da Cidadania Noroeste Colonial-RS

Autores

  • Cristiele Tomm Deckert Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro / PR)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.5259

Palavras-chave:

Cidadania Deliberativa. Participação Social. Territórios da Cidadania.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar como se configura o poder no Colegiado Deliberativo do Território da Cidadania Noroeste Colonial (TC-Norc) do Rio Grande do Sul, conforme a categoria “Configuração do Poder” proposta por Allebrandt (2010), a partir da percepção dos membros do Colegiado Deliberativo, referente à configuração do poder do colegiado, fundamentada em processos que visam à participação dos indivíduos envolvidos. A metodologia escolhida para este trabalho foi entrevista com representantes das entidades da sociedade civil, poder público, integrantes do núcleo diretivo, núcleo técnico, setoriais e assessorias especializadas, bem como a participação nos encontros realizados pelo programa e análise documental. Os resultados mostraram que a composição do colegiado é orientada pelo pluralismo, pois há a participação do poder público e da sociedade civil. Nota-se que a sociedade civil participa de forma mais assídua da configuração do poder, considerando que, através dos Territórios da Cidadania, achou um espaço para expor seus anseios. Já o poder público acabou se afastando no momento que não recebeu todos os recursos que almejava.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiele Tomm Deckert, Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro / PR)

Mestre em Desenvolvimento - Linha de Pesquisa: Administração Pública e Gestão Social pelo PPGDES/Unijuí; bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo pela Unicruz / RS.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Deckert, C. T. (2016). Configuração do poder no Codeter: uma análise do Território da Cidadania Noroeste Colonial-RS. Redes, 22(1), 402-429. https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.5259