Epistemologia em extensão rural e o tempo da extensão total

Autores

  • Silvio Calgaro Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Renato Santos de Souza Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.5512

Palavras-chave:

Extensão Rural. Universidade. Epistemologia. Desenvolvimento Rural.

Resumo

Este artigo dedica-se a explorar e concertar o campo de conhecimentos diretamente relacionado à extensão rural. De modo geral, é utilizada uma estratégia teórica que concentra-se em apresentar três perspectivas complementares. Na primeira, realiza-se uma breve arqueologia em extensão rural, identificando suas marcantes contextualizações históricas. Na segunda, preza-se pela interpretação de alguns modelos teóricos extensionistas através da plataforma epistemológica moderna. E, a terceira perspectiva, busca apresentar uma proposta metodológica que contemple estas características epistêmicas, relacionando-a com as conjunturas contemporâneas observadas no âmbito da construção de conhecimentos e transferência de tecnologias para o desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Calgaro Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Engenharia Florestal, Mestre em Extensão Rural, Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutor em Ciências Econômicas, Empresariais e Sociais pela Universidade de Sevilha (US). Atualmente, atua como Assessor Territorial de Gestão Social do Território Centro Serra.

Renato Santos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Calgaro Neto, S., & Souza, R. S. de. (2016). Epistemologia em extensão rural e o tempo da extensão total. Redes, 21(3), 282-305. https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.5512