Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos Urbanos na perspectiva regional do Paraná

Autores

  • Priscila Alves dos Anjos Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Karen Juliana do Amaral Pesquisadora da Universidade de Stuttgart, Institute for Sanitary Engineering, Water Quality and Solid Waste Management (ISWA), e professora titular do Mestrado Internacional em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI)
  • Klaus Martin Fischer Pesquisador da Universidade de Stuttgart, ISWA, e professor titular do MAUI

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i2.5570

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos Urbanos. Consórcios Públicos. Disposição Adequada.

Resumo

O Consórcio Público pode ser uma alternativa viável para atendimento às atuais exigências do cenário de saneamento básico. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o processo de formação de novos consórcios públicos intermunicipais de resíduos sólidos urbanos, utilizando como estudo de caso o Estado do Paraná. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e de campo. Para a amostra, selecionou-se o grupo de municípios do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - CONRESOL e um grupo de municípios não consorciados. Foram aplicados questionários para representantes dos dois grupos. Entre os resultados, pode-se apontar a iniciativa do município como fundamental no processo da formação de novos consórcios; o trâmite jurídico para a implantação do consórcio representando mais segurança jurídica do que um empecilho; e a viabilização da disposição adequada à maior vantagem na formação desse arranjo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Alves dos Anjos, Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial (UFPR) e Especialista em Sistemas de Gestão Ambiental (PUC-PR), Gestora Socioambiental da SANEPAR.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

dos Anjos, P. A., do Amaral, K. J., & Fischer, K. M. (2016). Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos Urbanos na perspectiva regional do Paraná. Redes, 21(2), 131-159. https://doi.org/10.17058/redes.v21i2.5570

Edição

Seção

Dossiê Temático - Desenvolvimento Regional e Ambiente