Evolução setorial do emprego nas mesorregiões paranaenses

Autores

  • Diego Camargo Botassio Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA-ESALQ/USP).
  • Gilson Batista de Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5910

Palavras-chave:

Shift-share, Paraná, Análise regional, Análise setorial, Desenvolvimento Regional.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do emprego formal das mesorregiões do estado do Paraná, no período de 2007 a 2013, buscando observar o desempenho de todas as mesorregiões e os setores econômicos que mais se destacaram. Evidencia-se a escolha dos anos visto que, em períodos de crise, o emprego é uma das variáveis macroeconômicas afetadas, já que, o período analisado neste trabalho,  abarca a maior crise econômica após 1929. A metodologia utilizada é a análise shift-share, um método utilizado para ressaltar setores e regiões levando em consideração vantagens diferenciais (locacionais) e estruturais (produtivas) quando comparadas a uma região universo. Os resultados apontaram que as regiões Sudoeste e Centro Sul foram as regiões que apresentaram maiores crescimentos relativos do emprego formal. Os resultados setoriais para o estado indicaram que a indústria de calçados e a construção civil foram os setores mais dinâmicos. As mesorregiões Norte Pioneiro, Centro Oriental, Sudeste e Centro Ocidental foram as regiões menos dinâmicas apresentando desvantagens estruturais e diferenciais. Majoritariamente, grande parte das mesorregiões apresentaram maiores vantagens estruturais no setor da construção civil (oito das dez  regiões). Houve bastante diversificação quanto à componente diferencial, o que indica que as regiões são muito heterogêneas entre si em questões locacionais. Por fim, destaca-se a importância da análise proposta neste trabalho, visto que conhecer o perfil de uma região é de extrema importância para construir uma agenda de políticas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Camargo Botassio, Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA-ESALQ/USP).

Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA-ESALQ/USP).

Gilson Batista de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política

Downloads

Publicado

2015-11-12

Como Citar

Botassio, D. C., & Oliveira, G. B. de. (2015). Evolução setorial do emprego nas mesorregiões paranaenses. Redes, 20(3), 137-156. https://doi.org/10.17058/redes.v20i3.5910

Edição

Seção

Imigração e Trabalho e Organização dos Mercados de Trabalho