A ação do capital social em rotas turísticas e a perspectiva de desenvolvimento local: em análise as rotas turísticas do Vale dos Vinhedos e dos Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves, RS)

Autores

  • Cláudia Brazil Marques
  • Janaina Macke
  • Carlos Honorato Schuch Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.644

Palavras-chave:

turismo, desenvolvimento local, capital social

Resumo

O artigo busca dimensionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades e grupos sociais. O turismo enquanto atividade econômica pode contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural de uma região. Para se compreender este fenômeno é importante introduzir não apenas os princípios orientadores de desenvolvimento, mas, simultaneamente, refletir sobre o capital social e as conexões que viabilizam o desenvolvimento regional. Isso porque é com base nas características peculiares de cada região que se podem apontar os fatores positivos e negativos de promover o capital social em roteiros turísticos como interventores na promoção e viabilidade dos recursos econômicos e da sustentabilidade dos atores. Todavia, mais do que abordar em termos gerais esta problemática, aqui efetivamente se estuda empiricamente o capital social das rotas turísticas Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra – RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Marques, C. B., Macke, J., & Santos, C. H. S. (2008). A ação do capital social em rotas turísticas e a perspectiva de desenvolvimento local: em análise as rotas turísticas do Vale dos Vinhedos e dos Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves, RS). Redes, 13(1), 49-67. https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.644

Edição

Seção

Artigos