Redes de empresas: um estudo de redes de cooperação do Vale do Rio Pardo e Taquari no estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Milton Luiz Wittmann
  • Dalva Righi Dotto
  • Douglas Wegner

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.645

Palavras-chave:

redes de empresas, micro e pequenas empresas, rede de cooperação.

Resumo

Estratégias baseadas em relacionamentos interorganizacionais têm recebido atenção crescente por parte de gestores e acadêmicos. De um lado, as empresas percebem que, isoladamente, não são capazes de desenvolver todos os recursos e capacidades necessárias à competição e de outro lado, por meio da cooperação, tais recursos podem ser mais facilmente acessados e as chances de sucesso no mercado aumentam, entretanto há necessidades de aumentar o perfil cooperativo. O presente estudo investiga as ações de cooperação de micro, pequenas e médias empresas localizadas nos Vales do Rio Pardo e Taquari (RS) participantes do Programa Redes de Cooperação . O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativo-descritiva, haja vista o objetivo de caracterizar e analisar redes interorganizacionais de cooperação e resultados alcançados pelas empresas a partir da participação na rede. Constatou-se que os principais fatores motivadores da prática do associativismo na opinião dos pesquisados são a troca de experiências com empresários do mesmo setor produtivo e a redução nos custos da empresa. Em percentuais também elevados de respostas foram citados os acessos a inovações e tecnologias e aspectos relacionados aos fornecedores. Na avaliação do desempenho da rede o item que recebeu a melhor avaliação refere-se à troca de informações e experiências, o qual também é considerado o principal motivo para as empresas se associarem a uma rede empresarial. Percebe-se uma conformidade entre a expectativa dos empresários e o que a rede proporciona em relação a este quesito. Outras citações que fazem referência aos aspectos positivos da rede dizem respeito, principalmente, às relações entre os participantes, como ética, confiança e integração e a clareza dos objetivos e dos regulamentos da rede. Quanto às melhorias proporcionadas às empresas pelo ingresso na rede de cooperação, destacam-se: a possibilidade de menores preços nas compras, incremento nas atividades de marketing, melhorias na gestão da empresa e no atendimento aos clientes e aumento nas vendas. Com uma gestão adequada e uma maior visibilidade proporcionada pelas ferramentas de marketing utilizadas para atração e manutenção de clientes, as empresas em rede podem tornar-se mais competitivas e alavancar suas posições no mercado. Dado o grande número de redes de cooperação formadas recentemente, o artigo contribui para a compreensão dos fatores que estimulam os empresários à cooperação interorganizacional, bem como permite a identificação dos principais resultados que essas redes proporcionam às empresas associadas.

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

Wittmann, M. L., Dotto, D. R., & Wegner, D. (2008). Redes de empresas: um estudo de redes de cooperação do Vale do Rio Pardo e Taquari no estado do Rio Grande do Sul. Redes, 13(1), 160-180. https://doi.org/10.17058/redes.v13i1.645

Edição

Seção

Artigos