Um retrato do lado pobre da Agricultura Familiar no Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Joacir Rufino Aquino UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Marcio Gazolla Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Sergio Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.6568

Palavras-chave:

Agricultores familiares pobres. PRONAF B. Teoria das Capacitações. Rio Grande do Sul.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar a dimensão social e analisar as características socioeconômicas e produtivas dos agricultores familiares pobres, classificados segundo as regras do PRONAF Grupo B, no estado do Rio Grande do Sul (RS). Em termos teórico-metodológicos, recorreu-se a abordagem das capacitações de Amartya Sen e ao approach de Frank Ellis para reunir os elementos conceituais necessários ao entendimento das “múltiplas carências produtivas” deste grupo específico de agricultores. Os dados utilizados para fundamentar a análise são oriundos de tabulações especiais do Censo Agropecuário 2006, do IBGE. A pesquisa mostra que os estabelecimentos agropecuários de baixa renda enquadráveis no Grupo B do PRONAF estão presentes em todas as microrregiões do RS, chegando a englobar metade dos agricultores familiares em algumas áreas e aproximadamente 30% do segmento no estado. Os resultados da investigação também apontam para a grande vulnerabilidade social destes produtores gaúchos em várias dimensões dos seus meios de vida (dotações de capital natural, físico, humano, social e financeiro), demonstrando que há necessidade de melhorias quantitativas e qualitativas em sua plataforma de ativos (acesso a terra, água, financiamentos e tecnologias), bem como em suas capacitações básicas (educação formal e nível de organização social).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joacir Rufino Aquino, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestre em Economia Rural e Regional (UFCG). Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Marcio Gazolla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Desenvolvimento Rural. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Sergio Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Sociólogo. Mestre e Doutor em Sociologia. Atualmente Academic Visitor no Centre for Food Policy, City University London/UK. Professor de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos Alimentares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e Desenvolvimento Rural (PGDR). Bolsista PQ/CNPq/Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Aquino, J. R., Gazolla, M., & Schneider, S. (2016). Um retrato do lado pobre da Agricultura Familiar no Estado do Rio Grande do Sul. Redes, 21(3), 66-92. https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.6568