Reforma Agrária e territorialização da agricultura familiar: o caso do Assentamento São Domingos dos Olhos D’Água/Morrinhos (GO)

Autores

  • Moacir José dos Santos UNITAU
  • Alzair Eduardo Pontes FAFICH

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i1.7580

Palavras-chave:

Agricultura Familiar. Reforma Agrária. Desenvolvimento Local.

Resumo

O artigo discute como a ação dos movimentos sociais de luta por acesso à terra promove mudanças não restritas à apropriação do território, pois se estendem à constituição de uma identidade territorial na medida em que o acesso ao assentamento rural se estabelece e consolida. O objetivo é analisar o processo identitário estabelecido entre os assentados do assentamento São Domingos dos Olhos D’Água, localizado ao sul do Município de Morrinhos, no Estado de Goiás. A investigação do objetivo pertinente à pesquisa implicou na adoção de uma perspectiva descritiva, da modalidade estudo de caso quanto à natureza das variáveis relativas ao processo de territorialização da luta por reforma agrária, seguida pela abordagem metodológica qualitativa quanto à coleta e análise dos dados. Observou-se no assentamento rural investigado a produção de processos de identificação socioterritorial entre os assentados. Conclui-se que a constituição de um novo território a partir da realização de ações pertinentes à reforma agrária resulta em uma experiência territorial balizada por relações de produção, poder e conflitos mediados na identidade territorial e nas distinções entre o momento de reivindicação da reforma agrária, a ação coletiva, e a fixação à terra, com a reprodução parcial de uma lógica produtiva individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir José dos Santos, UNITAU

Docente e pesquisador do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional

Alzair Eduardo Pontes, FAFICH

Professor da FAFICH- Goiatuba/GO

Downloads

Publicado

2018-01-19

Como Citar

dos Santos, M. J., & Pontes, A. E. (2018). Reforma Agrária e territorialização da agricultura familiar: o caso do Assentamento São Domingos dos Olhos D’Água/Morrinhos (GO). Redes, 23(1), 300-320. https://doi.org/10.17058/redes.v23i1.7580

Edição

Seção

Desenvolvimento Rural no contexto do Desenvolvimento Regional: avanços e retrocessos no Brasil recente