Do produtivismo, ao neoprodutivismo, para o pós-produtivismo: perspectivas teóricas recentes na interpretação das mudanças no espaço rural e elucidação de práticas inovadoras

Autores

  • Valdir Roque Dallabrida Universidade do Contestado
  • Eliziane Luiza Benedetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Canoinhas - SC - Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.7611

Palavras-chave:

Produtivismo. Pós-Produtivismo. Espaço Rural. Desenvolvimento Territorial. Agroecologia. Multifuncionalidade.

Resumo

Apesar da hegemonia das abordagens e práticas predominantemente produtivistas, nas últimas décadas o espaço rural tem começado a ser pensado na perspectiva da valorização dos recursos e ativos do território, considerando suas especificidades, da preservação dos recursos naturais, das tradições e saber fazer local e da manutenção da biodiversidade (vegetal, animal e cultural), com um mínimo de autonomia. Tais perspectivas podem ser consideradas um primeiro passo rumo à multifuncionalidade ou pluriatividade da agricultura, na forma de sistemas produtivos agroecológicos e diversificados, o que consideramos possibilidades de superação de práticas produtivistas. Com o propósito de identificar como a literatura tem tratado o referido tema, este texto, na forma de ensaio teórico, contribui para o registro do estado da arte. Considerando-se a literatura, vislumbram-se perspectivas de práticas pós-produtivistas, no entanto, muito mais como possibilidade, sendo as experiências práticas ainda restritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado

Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional pela UNISC, com atuação no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (Santa Catarina-Brasil).

Eliziane Luiza Benedetti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Canoinhas - SC - Brasil)

Agrônoma, Doutora em Solos e Nutrição de Plantas, professora e pesquisadora do Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Canoinhas-SC), atualmente, pós-doutoranda no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Dallabrida, V. R., & Benedetti, E. L. (2016). Do produtivismo, ao neoprodutivismo, para o pós-produtivismo: perspectivas teóricas recentes na interpretação das mudanças no espaço rural e elucidação de práticas inovadoras. Redes, 21(3), 117-136. https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.7611