O Programa de Aquisição de Alimentos no Tocantins: as condições sociais de realização de mercados com práticas de acesso individuais e coletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.7622

Palavras-chave:

Mercados. Sociologia econômica.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o mercado institucional que envolve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), caracterizado pelas compras de alimentos executadas nas três esferas de governos (Federal, Estadual e Municipal), e que são doados para entidades socioassistenciais. Na realização da pesquisa utilizou-se de questionários e entrevistas, sendo aplicado 25 questionários somente com os agricultores familiares, e 12 entrevistas com os agentes participantes nas duas experiências do PAA no Estado do Tocantins. O trabalho apresenta uma reflexão sobre a construção social do mercado institucional do PAA, identificando as práticas construídas entre os agricultores familiares que acessam esse mercado de forma coletiva (PAA Conab) e os que acessam de forma individual (PAA Estadual). E ainda apresenta uma síntese dos dados referentes à execução do programa no período de 2003 a 2014 e a percepção dos agentes sobre a execução desse mercado

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Biografia do Autor

Gildene Soares Carvalho, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal do Tocantins. Consultora em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

Antonio José Pedroso Neto, Universidade Federal do Tocantins

Sociólogo: doutor em ciências sociais pela UFSCar; estágio sanduíche na EHESS/Paris; e pós-doutorado na FACE/CEDEPLAR/UFMG. Professor adjunto IV da UFT. Bolsista de produtividade do CNPq desde 2009. Pesquisa a mídia dedicada a economia: os jornalistas da economia e da política brasileiros e suas práticas vis-à-vis alguns processos, agentes e instituições que estruturam a economia; Selic, BNDES, crise financeira de 2008/09 e PAC.

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Publicado

2016-09-10

Como Citar

Carvalho, G. S., & Pedroso Neto, A. J. (2016). O Programa de Aquisição de Alimentos no Tocantins: as condições sociais de realização de mercados com práticas de acesso individuais e coletivas. Redes, 21(3), 258-276. https://doi.org/10.17058/redes.v21i3.7622