Gestão de Recursos Hídricos: uma análise do Plano Municipal de Saneamento Básico de Xangri-Lá/RS

Autores

  • Mariana Barbosa de Souza Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Rosí Cristina Espíndola da Silveira UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v21i2.7873

Palavras-chave:

Água. Gestão de recursos hídricos. Saneamento Básico. Município de Xangri-lá. Desenvolvimento Regional.

Resumo

O presente artigo busca analisar a forma como ocorre a regionalização e gestão dos recursos hídricos a partir da análise do Plano Municipal de Saneamento Básico de Xangri-Lá (PMSBX), o que por si só já demonstra a importância do tema, ainda mais ante a deflagração da recente crise hídrica em 2014 em São Paulo, ocasião em que a gestão da água passou a ser amplamente discutida. O objetivo principal é estudar a legislação e os documentos relacionados aos recursos hídricos, mormente no que tange à regionalização hídrica, participação e solução de conflitos. Assim, o presente visa trazer à discussão legislações e conceitos, considerando a sua relevância, especificamente em tempos de globalização, bem como, responder a seguinte questão que embasa este estudo: “Quais são as interrelações entre a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei n.º 11.445, de 05 de janeiro de 2007) – PNAB, o Plano Nacional de Saneamento Básico – PLANSAB e o Plano Municipal de Saneamento Básico de Xangri-Lá/RS?”. O método utilizado na pesquisa baseia-se na análise de legislações e documentos pertinentes ao tema averiguando de que forma a governança, a gestão e a regionalização hídrica se dão em âmbito brasileiro, gaúcho e regional. A partir de uma prévia análise pode-se apontar que a legislação, bem como os documentos averiguados, ainda em fase de solidificação, perpassam por diversos desafios à sua implantação efetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Barbosa de Souza, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda em Desenvolvimento Regional com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e graduação em Direito todos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2010). Atualmente é pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa "GEPEUR - Grupo de Pesquisa e Estudos Urbanos e Regionais" - CNPQ. Pesquisadora membro do Observatório do Desenvolvimento Regional (Observa-DR).

Rosí Cristina Espíndola da Silveira, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Professora do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias e do Profª colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC; Engenheira Civil pela PUC-RS e Doutora em Engenharia Ambiental pela UFSC.

Downloads

Publicado

2016-05-09

Como Citar

Souza, M. B. de, & Espíndola da Silveira, R. C. (2016). Gestão de Recursos Hídricos: uma análise do Plano Municipal de Saneamento Básico de Xangri-Lá/RS. Redes, 21(2), 182-197. https://doi.org/10.17058/redes.v21i2.7873

Edição

Seção

Dossiê Temático - Desenvolvimento Regional e Ambiente