Crescimento econômico e desenvolvimento: uma avaliação dos indicadores para os municípios do Corede Médio Alto Uruguai - Codemau

Autores

  • Tamara Silvana Menuzzi Diverio Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • Luiz Gustavo Zuliani da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.8269

Palavras-chave:

Crescimento. Desenvolvimento. Médio Alto Uruguai.

Resumo

A atividade agrícola é um dos propulsores da economia dos municípios que compõem o Corede Médio Alto Uruguai – Codemau. A partir de 2012 a indústria passou a ocupar lugar de destaque, isso se deve principalmente à implantação da Barragem Foz do Chapecó, no Município de Alpestre. Assim, este artigo procura apresentar e discutir os indicadores do crescimento econômico e do desenvolvimento nos municípios que compõem este Conselho Regional de Desenvolvimento - Corede. Busca-se avaliar o desenvolvimento não apenas do ponto de vista do crescimento econômico, mas, também pelo prisma de outras dimensões capazes de interpretar a realidade humana. Neste sentido, trabalha-se neste estudo com o Índice de Desenvolvimento Humano municipal - IDH-M, Índice de Desenvolvimento Sócio Econômico – Idese, Produto Interno Bruto - PIB e Índice de Gini. Como resultado final aponta-se que houve redução da desigualdade na maioria dos municípios do Codemau, com exceção dos municípios de Ametista do Sul, Pinheirinho do Vale e Vista Alegre que apresentaram aumento da desigualdade no período de 2000 a 2010. A região é considerada uma das regiões do Estado com baixo PIB e Idese, tendo grandes problemas e gargalos, enfrentando dificuldade quanto a investimentos que venham a gerar novos postos de trabalho e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamara Silvana Menuzzi Diverio, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Bacharel em Ciências Econômicas (UFSM). Professora do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Frederico Westphalen.

Luiz Gustavo Zuliani da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC). Bacharel em Ciências Econômicas (UFSM). Professor do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Frederico Westphalen.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Menuzzi Diverio, T. S., & Zuliani da Silva, L. G. (2018). Crescimento econômico e desenvolvimento: uma avaliação dos indicadores para os municípios do Corede Médio Alto Uruguai - Codemau. Redes, 23(2), 436-458. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.8269