Economia minerária e seu impacto urbano: desafios e contradições na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.8546

Palavras-chave:

Territórios minerários. Desenvolvimento regional. Recursos naturais. Região Metropolitana de Belo Horizonte. Gestão. Planejamento.

Resumo

Resumo O objetivo deste artigo é discutir, a partir de um referencial teórico e empírico, os impactos regionais e locais da atividade minerá ria . Tomando a Região Metropolitana de Belo Horizonte como objeto de estudo, em um primeiro momento analisam-se os efeitos econômicos, em especial à luz dos efeitos do boom de commodities nos anos 2000 sobre exportações e receitas tributarias. Em um segundo momento, verificam-se os impactos locais da atividade minerária, mais especificamente os conflitos com recursos hídricos e vias de transporte. Assim, espera-se avaliar as principais dimensões de impactos da atividade mineraria. A partir dessa analise, conclui-se que, por conta de seus extensos efeitos, a gestão de territórios minerários deve ir além da esfera local, incluindo obrigatoriamente a dimensão metropolitana da atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Campolina, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG). Univesidade Federal de Minas Gerais.

Economista, Doutor em Geografia Humana. Prof. Associado do Departamento de Ciências Econômicas e do CEDEPLAR/UFMG

Anderson Cavalcante

Economista, Phd em Economia. Prof. Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas e do CEDEPLAR/UFMG

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Campolina, B., & Cavalcante, A. (2016). Economia minerária e seu impacto urbano: desafios e contradições na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Redes, 22(1), 12-39. https://doi.org/10.17058/redes.v22i1.8546

Edição

Seção

Desenvolvimento Urbano e Regional: Processos, Políticas e Transformações Territoriais