Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial Rural: experiências e desafios da política pública no Sudoeste Goiano

Autores

  • Divina Aparecida Leonel Lunas Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Programa de Mestrado Strito Sensu em Territórios e Expressões Culturas no Cerrado
  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Camila Vito Silva de Lima Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado.

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.8549

Palavras-chave:

Agricultura Familiar. Desenvolvimento Territorial. NEDET Sudoeste Goiano

Resumo

Atualmente, as políticas destinadas a promover o desenvolvimento rural passam pela abordagem do Território como elemento importante, entendendo o agricultor como um agente social desse espaço. Nesse sentido, o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial-SDT, demarcou, a partir de 2004, inúmeros Territórios Rurais e da Cidadania no Brasil, visando o desenvolvimento social, econômico e cultural da agricultura familiar. Recentemente, a SDT, objetivando fortificar as estratégias da política do desenvolvimento territorial no campo, implantou, em parceria com as universidades, os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial-NEDETs, que têm como objetivo realizar ações extensionistas, de pesquisa e assessoria nos Territórios Rurais e da Cidadania. Portanto, este trabalho tem como objetivo compreender o papel dos NEDETs como estratégia das políticas federais para o desenvolvimento rural. Destacaremos o processo de implantação do NEDET no Sudoeste Goiano, iniciado em 2015, destacando seus desafios, avanços e perspectivas. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa básica de caráter exploratório e qualitativo. Para a realização deste estudo foram utilizados os seguintes passos metodológicos: pesquisa bibliográfica (teórica e técnica); análise e tabulação de dados e pesquisa de campo por meio das ações do referido núcleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divina Aparecida Leonel Lunas, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Programa de Mestrado Strito Sensu em Territórios e Expressões Culturas no Cerrado

Doutora em Desenvolvimento Econômico/Unicamp – Professora do Mestrado Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - Universidade Estadual de Goiás - Bolsista do PROPIB (Programa de Incentivo à Pesquisa e Produção Científica). Atualmente é coordenadora do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Sudoeste Goiano.

Hamilton Matos Cardoso Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado – Universidade Estadual de Goiás; Graduado em Geografia/UEG. Atuou como Bolsista Capes e é atualmente é Assessor Territorial de Gestão Social no Território Rural do Sudoeste Goiano e Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Goiano (IFMT).

Camila Vito Silva de Lima, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado.

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER/UEG); Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é servidora da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB - exercendo a função de Assistente de Operações do Setor de Operações Comerciais.

Downloads

Publicado

2017-09-06

Como Citar

Lunas, D. A. L., Cardoso Júnior, H. M., & Lima, C. V. S. de. (2017). Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial Rural: experiências e desafios da política pública no Sudoeste Goiano. Redes, 22(3), 113-144. https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.8549

Edição

Seção

Políticas públicas e território: atores, redes e arranjos institucionais