A teoria de Amartya Sen: uma aplicação da abordagem das capacitações e da ideia de justiça à evolução do mercado nacional de trabalho contemporâneo

Autores

  • Ednilson Silva Felipe Prof. Dr. na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
  • Juliano Vargas Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). http://orcid.org/0000-0002-9766-836X

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.8910

Palavras-chave:

Abordagem das Capacitações. Desenvolvimento Socioeconômico. Ideia de Justiça. Mercado Nacional de Trabalho. Sen.

Resumo

O artigo examina pontos de convergência e de divergência entre a evolução do mercado nacional de trabalho contemporâneo e alguns aspectos socioeconômicos e institucionais pós 1990, via abordagem das capacitações e ideia de justiça de Amartya Sen. Dois períodos são relevantes para essa discussão: a) 1990-2002, em que o Brasil passou por processos que promoveram desregulamentação do mundo do trabalho e reconfiguração do mercado nacional de trabalho; b) 2003-2014, com participação mais efetiva do Estado e da sociedade civil dentro da perspectiva de um mundo do trabalho desregulamentado e de um mercado nacional de trabalho reconfigurado. Resulta dessa análise a observância de que a presença da sociedade e de suas instituições são indispensáveis para uma trajetória de desenvolvimento socioeconômico sustentável, via concretização de políticas públicas que aumentem a liberdade e a igualdade de oportunidades, protejam o tecido social e garantam os direitos individuais e coletivos do trabalho. A teoria seniana é ferramenta conveniente para a interpretação das mudanças do mercado nacional de trabalho, por evidenciar que o País tem longo caminho a percorrer no que se refere à promoção da equidade na justiça que favoreça a habilitação qualificada no sistema produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednilson Silva Felipe, Prof. Dr. na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Professor do Departamento e do Mestrado em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Mestre em Teoria Econômica (2006) e graduado em Ciências Econômicas (2003) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Lavras/MG (2007).

Juliano Vargas, Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Economia (2015) e Bacharelado em Ciências Sociais (2016) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2007). MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior pela Universidade Cândido Mendes. Tem interesse na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e Economia Política.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Felipe, E. S., & Vargas, J. (2018). A teoria de Amartya Sen: uma aplicação da abordagem das capacitações e da ideia de justiça à evolução do mercado nacional de trabalho contemporâneo. Redes, 23(2), 408-435. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.8910