Estratégias sustentáveis em empresas internacionalizadas: um estudo multicasos no setor calçadista
DOI:
https://doi.org/10.17058/redes.v14i2.907Palavras-chave:
práticas de gestão, sustentabilidade, empresas industriaisResumo
O estudo objetiva identificar e analisar as relações existentes entre tipo estratégico e práticas de gestão socioambiental adotadas por empresas brasileiras exportadoras de calçados. Com a adoção de modelos bivariados e multivariados de análise, buscou-se caracterizar a relação entre o tipo estratégico e as práticas de gestão socioambiental. Com base nas análises efetuadas foi possível concluir, confirmando os pressupostos iniciais que orientaram o estudo, que as práticas de gestão socioambiental adotadas por empresas brasileiras do setor de calçados estão associadas ao perfil estratégico predominante. No que se refere à relação entre tipo estratégico e práticas de gestão socioambiental, os testes de correlação realizados permitem afirmar existência de associação entre as variáveis: perfil estratégico, assistência familiar e educação ambiental para os funcionários. Dentre as práticas sociombientais analisadas, são os investimentos efetuados em assistência familiar e em educação ambiental que diferenciam os grupos de empresas foco do estudo. Adicionalmente, a análise de correspondência evidenciou que as empresas prospectoras investem mais fortemente em aspectos ambientais do que em aspectos sociais provavelmente porque esse tipo de investimento lhes confere maior competitividade no seu mercado de atuação. Os dados evidenciam uma maior preocupação com aspectos relacionados com a gestão ambiental interna, que dizem respeito à gestão e a controles operacionais. A gestão ambiental apesar de sua importância para a competitividade empresarial, ainda não está presente na gestão estratégica da maior parte das empresas brasileiras. O nível médio de investimento social, ainda não é considerado como um fator de influência direta na ação empresarial.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-11-17
Como Citar
Scherer, F. L., Gomes, C. M., Madruga, L. R. G., & Crespam, C. C. (2009). Estratégias sustentáveis em empresas internacionalizadas: um estudo multicasos no setor calçadista. Redes, 14(2), 103-121. https://doi.org/10.17058/redes.v14i2.907
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.