A abordagem dos Sistemas Produtivos Localizados (SPLs) Rurais e as dinâmicas sócio-econômicas de desenvolvimento dos territórios rurais da região Vale do Rio Pardo.

Autores

  • Jorge Amaral de Moraes
  • Sérgio Schneider

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v14i2.937

Palavras-chave:

Sistemas Produtivos Localizados, territórios rurais, SPLs, dinâmicas de desenvolvimento, desenvolvimento territorial rural.

Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo das dinâmicas sócio-econômicas de desenvolvimento dos territórios rurais. O principal objetivo do trabalho foi realizar uma análise das novas dinâmicas sócio-econômicas de desenvolvimento da região administrativas Vale do Rio Pardo (VRP), utilizando-se a abordagem teórico-metodológica e multidisciplinar dos Sistemas Produtivos Localizados Rurais (SPLs Rurais). Foram identificados os processos históricos, institucionais e culturais de formação dos territórios rurais da região VRP e as principais instituições e atores com atuação local. O estudo foi feito por meio de uma análise empírica das dinâmicas de desenvolvimento dos territórios da região VRP, através da elaboração de uma tipologia dos territórios rurais e SPLs da região. Foi possível identificar quatro diversificados e complexos territórios na região e a sua reprodução, através de SPLs Rurais, estruturados, representados e caracterizados na forma de Distritos Rurais. Por fim, sugere-se que os pressupostos teóricos da regulação e da reestruturação produtiva e os fundamentos teóricos da perspectiva territorial do desenvolvimento rural e da abordagem dos SPLs Rurais poderão ser utilizados como instrumentos teórico-metodológicos no estudo das dinâmicas de desenvolvimento dos territórios rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-11-17

Como Citar

Moraes, J. A. de, & Schneider, S. (2009). A abordagem dos Sistemas Produtivos Localizados (SPLs) Rurais e as dinâmicas sócio-econômicas de desenvolvimento dos territórios rurais da região Vale do Rio Pardo. Redes, 14(2), 172-197. https://doi.org/10.17058/redes.v14i2.937

Edição

Seção

Artigos