Tipologia de cluster no abate e preparo da carne de frango: um estudo no Estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.9836

Palavras-chave:

Tipologia de Cluster. Aglomerações Produtivas. Eficiência Coletiva.

Resumo

O Paraná é destaque nas exportações de proteína do frango do Brasil. Compreender a dinâmica existente no setor pode servir de apoio aos tomadores de decisões em estratégias para o desenvolvimento regional. Por isso, este artigo tem como objetivo identificar o tipo de aglomeração industrial da atividade de abate e preparo da carne de frango no Paraná. Para tanto, foram levantados os dados do emprego durante o período de 2006 a 2014, calculados o Quociente Locacional e o Coeficiente Gini Locacional, para encontrar a especialização do emprego na atividade, em que se destacou a região sudoeste do Estado. Complementarmente, foram analisados alguns elementos da aglomeração industrial e o resultado mostrou características de economias externas locais e ação conjunta entre os atores, configurando uma eficiência coletiva na atividade, além de outros aspectos de relação interfirmas, que enquadra a atividade da região sudoeste na tipologia de cluster Radial do tipo transnacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo. Professor associado da Unioeste/Campus Toledo, Departamento de Economia, na área de desenvolvimento rural, agronegócio, desenvolvimento regional, mercado de trabalho e Paraná, inovação agroindustrial.

Sandra Regina da Silva Pinela, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com estágio na Universidade de La Rioja, Espanha. Professora Adjunto da UTFPR/Campus Toledo, do Núcleo de Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas, área de Administração.

Ednilse Maria Willers, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Toledo. Professora do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Toledo, áreas de Secretariado Executivo e de Economia Regional.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Staduto, J. A. R., Pinela, S. R. da S., & Willers, E. M. (2018). Tipologia de cluster no abate e preparo da carne de frango: um estudo no Estado do Paraná. Redes, 23(2), 264-289. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.9836

Edição

Seção

Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional