Formulação e Implementação da Política Pública de Desenvolvimento Local em Porto Alegre

Autores

  • Luciana Leite Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano D'Ascenzi Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.9898

Palavras-chave:

Desenvolvimento endógeno. Formulação de políticas públicas. Implementação de políticas públicas.

Resumo

Os municípios vêm ampliando sua atuação na formulação e implementação de políticas públicas de desenvolvimento local. Um indicador dessa proatividade é a criação de estruturas organizacionais especificamente voltadas à promoção desse tipo de mudança social. Nesse quadro, o artigo pretende investigar tais esforços, identificando as dinâmicas e as estruturas que orientam e perpassam as políticas. Faremos isso tomando como objeto a política produzida em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, por meio do Gabinete de Inovação e Tecnologia, organização criada para fomentar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, percebidos como fontes do desenvolvimento. Na investigação, foram utilizados dados provenientes de documentos formais e de pesquisa prévia. Para a análise, desenhamos um modelo a partir da abordagem do desenvolvimento endógeno, delimitando as seguintes categorias: perspectiva do desenvolvimento, endogeneidade, mecanismos de governança e campos de atuação das políticas. De forma geral, os resultados indicaram que, embora a política revelasse uma concepção multidimensional de desenvolvimento, a tradução desses princípios em ação não valorizou a orientação em termos de endogeneidade, principalmente nas dimensões da equidade e da sustentabilidade: não ficam claros os retornos sociais derivados dos esforços empreendidos. Tais características, somadas à prevalência de atividades-meio, permite questionar o potencial em termos de desenvolvimento das iniciativas implantadas. Ainda identificamos o envolvimento de uma pluralidade de atores, principalmente na implementação das ações; embora tal participação ainda estivesse pouco institucionalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Leite Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências Sociais (Unicamp), docente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luciano D'Ascenzi, Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS)

Doutor em Ciências Sociais (Unicamp), técnico superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS).

Downloads

Publicado

2017-09-06

Como Citar

Lima, L. L., & D’Ascenzi, L. (2017). Formulação e Implementação da Política Pública de Desenvolvimento Local em Porto Alegre. Redes, 22(3), 225-249. https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.9898

Edição

Seção

Políticas públicas e território: atores, redes e arranjos institucionais