INFÂNCIAS E MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Marcele Teixeira Homrich

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1002

Palavras-chave:

memórias, infância, professoras de educação infantil, psicanálise

Resumo

Como memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? – eis a questão norteadora da investigação, que teve na história oral sua principal opção metodológica, sendo considerados aspectos envolvendo evocações de memória. A partir da recolha de depoimentos de três professoras, os mesmos foram analisados à luz de referenciais da psicanálise e de elementos referentes à história da infância. O estudo permite perceber que essa infância vivida no passado, hoje rememorada pelas professoras, é sempre trazida associada a momentos de sua prática, comparando como era antes e como é hoje, como se um desejo de retorno e encontro emergisse de suas palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Homrich, M. T. (2009). INFÂNCIAS E MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Reflexão E Ação, 17(2), 281-292. https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1002