INFÂNCIAS E MEMÓRIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1002Palabras clave:
memórias, infância, professoras de educação infantil, psicanáliseResumen
Como memórias de infância estão relacionadas à prática de professoras de educação infantil? – eis a questão norteadora da investigação, que teve na história oral sua principal opção metodológica, sendo considerados aspectos envolvendo evocações de memória. A partir da recolha de depoimentos de três professoras, os mesmos foram analisados à luz de referenciais da psicanálise e de elementos referentes à história da infância. O estudo permite perceber que essa infância vivida no passado, hoje rememorada pelas professoras, é sempre trazida associada a momentos de sua prática, comparando como era antes e como é hoje, como se um desejo de retorno e encontro emergisse de suas palavras.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.