FOTOGRAFIAS EM DISCURSO: AS FUNÇÕES DA ESCOLA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10930Palavras-chave:
Fotografia, Escola, Juventude.Resumo
Como os estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental entendem as funções da escola hoje? O que esta instituição produz de sentidos aos olhares jovens? Estas foram as perguntais iniciais que guiaram os grupos focais constituídos pelos estudantes participantes da pesquisa “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental” (MCTI/CNpq/Universal/2014), realizada entre 2015 e 2016, no interior do Rio Grande do Sul. Os jovens foram convidados a produzir fotografias, acompanhadas de uma legenda, que apresentassem as funções da escola na atualidade. Partindo dos estudos de Sibilia (2012), Masschelein e Simons (2014), o marco teórico da investigação perpassa as noções de discurso e suas relações de saber-poder (FOUCAULT, 2002; 2012; 2015), além de envolver uma discussão sobre fotografia (BARTHES, 1984; DUBOIS, 2012) e suas potencialidades na pesquisa em educação. Os resultados apontam para as funções pedagógicas, políticas e sociais que a escola exerce na contemporaneidade, sem deixar de mencionar as possibilidades de expressão que ela também potencializa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos/as autores/as, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do/a autor/a, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os/As autores/as somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)