FOTOGRAFIAS EM DISCURSO: AS FUNÇÕES DA ESCOLA EM FOCO

Autores

  • Suzana Feldens Schwertner Univates

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10930

Palavras-chave:

Fotografia, Escola, Juventude.

Resumo

Como os estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental entendem as funções da escola hoje? O que esta instituição produz de sentidos aos olhares jovens? Estas foram as perguntais iniciais que guiaram os grupos focais constituídos pelos estudantes participantes da pesquisa “A escola e as novas configurações da contemporaneidade: a voz de estudantes concluintes do Ensino Médio e Fundamental” (MCTI/CNpq/Universal/2014), realizada entre 2015 e 2016, no interior do Rio Grande do Sul. Os jovens foram convidados a produzir fotografias, acompanhadas de uma legenda, que apresentassem as funções da escola na atualidade. Partindo dos estudos de Sibilia (2012), Masschelein e Simons (2014), o marco teórico da investigação perpassa as noções de discurso e suas relações de saber-poder (FOUCAULT, 2002; 2012; 2015), além de envolver uma discussão sobre fotografia (BARTHES, 1984; DUBOIS, 2012) e suas potencialidades na pesquisa em educação. Os resultados apontam para as funções pedagógicas, políticas e sociais que a escola exerce na contemporaneidade, sem deixar de mencionar as possibilidades de expressão que ela também potencializa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Feldens Schwertner, Univates

Psicóloga. Doutora em Educação. Docente do curso de Psicologia da Univates. Docente do Mestrado em Ensino da Univates.

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Schwertner, S. F. (2019). FOTOGRAFIAS EM DISCURSO: AS FUNÇÕES DA ESCOLA EM FOCO. Reflexão E Ação, 27(1), 133-150. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.10930

Edição

Seção

Artigos do Fluxo