A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM RONDÔNIA: UM MOVIMENTO EDUCACIONAL DO CAMPO QUE VALORIZA O SUJEITO DO CAMPO

Autores

  • Alberto Dias Valadão "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"
  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco - UDCB

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11144

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação, Cultura.

Resumo

O artigo tem como objeto a Pedagogia da Alternância em Rondônia e objetiva problematizá-la, argumentando que, por meio da organização de coletivos populares, ela tem proposto e implementado uma educação que rompe com a histórica discriminação dos sujeitos do campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental. Utilizam-se teóricos da Pedagogia da Alternância e da Educação do Campo, articulando-os com os autores do campo dos Estudos Culturais. Conclui-se que a Pedagogia da Alternância tem conseguido defender os sujeitos do campo e seu direito a uma educação voltada para os seus interesses.

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Biografia do Autor

Alberto Dias Valadão, "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"

Professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais - DCHS - Educação

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco - UDCB

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Mestrado e Doutorado.

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Publicado

2018-11-22

Como Citar

Valadão, A. D., & Backes, J. L. (2018). A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA EM RONDÔNIA: UM MOVIMENTO EDUCACIONAL DO CAMPO QUE VALORIZA O SUJEITO DO CAMPO. Reflexão E Ação, 26(3), 136-150. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11144