COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.11233

Palavras-chave:

Professores de Educação Especial, Inclusão, Trabalho pedagógico.

Resumo

Num cenário marcado por possibilidades e enfrentamentos, este texto objetiva discutir elementos relacionados ao campo formativo e profissional de professores de Educação Especial de três municípios do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de natureza qualiquantitativa, teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de Educação Especial a respeito das possibilidades e das dificuldades relacionadas aos processos inclusivos em diferentes contextos escolares. Com a utilização de um questionário, este texto apresenta as crenças e as compreensões dos professores de Educação Especial a respeito do trabalho pedagógico que desenvolvem nas escolas com os diferentes sujeitos nesses contextos. Os resultados indicam que os professores de Educação Especial, diante de múltiplas demandas e de diferenciadas dificuldades, acreditam nos processos de inclusão na escola regular e percebem progressos significativos para a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga (UFSM) Mestre em Educação (PUCRS) Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM)

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga (UFSM) Mestre em Educação (UFRGS) Doutora em Educação (UFRGS) Pós-doutorado pela Universidade do Minho/UM/Portugal. Professora Associada III do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (FUE/CE/UFSM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM).

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Thesing, M. L. C., & Costas, F. A. T. (2019). COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA. Reflexão E Ação, 27(2), 202-218. https://doi.org/10.17058/rea.v27i2.11233