Educação ao revés: indígenas e camponeses mato-grossenses

Autores

  • Isaura Isabel Conte Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
  • Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)
  • Amanda Pereira da Silva Azinari Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) http://orcid.org/0000-0001-9345-0219

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11359

Palavras-chave:

Educação, Educação do campo, Educação escolar indígena

Resumo

Este ensaio aborda a temática da educação trazendo as especificidades dos povos indígenas e da educação do campo no estado de Mato Grosso. As reflexões apresentadas são oriundas de observações registradas a partir de vivências, experiências e atividades desenvolvidas junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Juara. Busca-se dialogar com a educação popular devido a relação intrínseca que essas educações específicas sinalizam e, mais que isso se fazem nos contextos de seus surgimentos e desenvolvimento. Como pontos relevantes dessas discussões estão as resistências dos povos e populações que ousam fazer algo novo frente à política educacional, porém, tradicional pelo fato de que sempre fizeram suas educações com ou sem a presença de escolas. Tanto a educação escolar indígena quanto a educação do campo apresentam enormes desafios, entretanto suas existências não deixam se ser vitórias de lutas de muito tempo desses povos e populações.

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Biografia do Autor

Isaura Isabel Conte, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduada em Geografia. Mestra e Doutora em Educação.

Amanda Pereira da Silva Azinari, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

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Publicado

2020-01-05

Como Citar

Conte, I. I., Pereira, L. da C. P., & Azinari, A. P. da S. (2020). Educação ao revés: indígenas e camponeses mato-grossenses. Reflexão E Ação, 28(1), 34-48. https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.11359

Edição

Seção

Artigos do Fluxo