Subjetividade e diferença: implicações para os estudos interculturais em educação

Autores

  • Juliano Bona Capes
  • Camila Thaisa Alves Bona Uniedu
  • José Marcelo Freitas de Luna Univali

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.11630

Palavras-chave:

Estudos interculturais em educação, Conceito de diferença, Sujeito intercultural.

Resumo

Em nosso momento histórico, parece ser consenso o fato de que vivemos em um mundo de diversidades culturais, sendo os seus aspectos geográficos objetos de pesquisa na área dos Estudos Culturais desde, pelo menos, o início do século XX. Para além desse foco, os estudos interculturais em educação, particularmente, analisam as relações que podem ser construídas entre as diferentes culturas. Os estudos de Candau (2002) permitem-nos afirmar que a construção dessas relações exige uma percepção particular do conceito de diferença em diferentes níveis. Em torno desta problemática, o objetivo geral deste artigo é analisar a relação entre o conceito de diferença e os estudos interculturais em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Bona, Capes

Possui Graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb (2005). Atua na área de ensino fundamental como professor de matemática na Rede Pública Municipal de Timbó. Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb (2010). Tem experiência no Ensino Superior nas seguintes áreas: Educação Matemática, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria e Álgebra Linear. Atualmente é aluno do Doutorado em Educação - Univali - Universidade do Vale do Itajaí.

Camila Thaisa Alves Bona, Uniedu

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional de Blumenau e Mestrado em Educação pela mesma instituição. Foi professora de Língua Portuguesa e Inglesa nas redes pública e particular, atuando no ensino fundamental e educação infantil. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino do município de Timbó, Santa Catarina.

José Marcelo Freitas de Luna, Univali

possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985); mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), com estágio sanduíche na Universidade de Birmingham (Inglaterra); especialização em Administração Universitária pela Organização Universitária Interamericana e Universidade Católica de Goiás, com estágio na Universidade de Ottawa (Canadá); especialização em Gestão da Cooperação Técnica Internacional, pela FEA/USP; doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999), com estágio sanduíche na Universidade de Cambridge (Inglaterra); e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Atualmente, é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, professor visitante da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta de Portugal. Coordena os projetos "Por um Currículo de Letras Internacionalizado como Base de Formação Intercultural para Professores de Português da Educação Básica?, ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais ? Capes 2013 / 2015 - PORTUGAL e "Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras por indicadores de aprimoramento de competência linguística - CNPq 2013-2016. Possui publicações nas áreas de Linguística e Educação, das quais se destacam os livros "Internacionalização do Currículo: Educação, Interculturalidade, Cidadania Global" e "O Programa Ciência sem Fronteiras em Avaliação", publicados pela Pontes em 2016 e 2017, respectivamente.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Bona, J., Bona, C. T. A., & Luna, J. M. F. de. (2019). Subjetividade e diferença: implicações para os estudos interculturais em educação. Reflexão E Ação, 27(3), 220-231. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.11630