A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES SUL-MATO-GROSSENSES NAS PÁGINAS DAS CARTILHAS

Autores

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Palavras-chave:

História da alfabetização, Livros didáticos de alfabetização, Identidade.

Resumo

Neste estudo, analisa-se a influência dos livros didáticos (cartilhas e primeiros livros de leitura), na constituição da identidade do povo sul-mato-grossense, em especial dos moradores da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, entre as décadas de 1950 e 1970. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinados documentos da 6ª Delegacia de Ensino Primário de Dourados e materiais destinados ao ensino das primeiras letras. A partir dos documentos investigados, buscou-se compreender como a circulação de cartilhas e livros de leitura localizados apenas nesta região do estado influenciou na constituição da identidade do seu povo. Os resultados alcançados indicam que a circulação destes artefatos nessa região da Colônia se diferenciou das demais devido à influência do Governo Federal, além disso, os textos presentes nos materiais acabaram com contribuir para a constituição de uma identidade nacional aos moradores desta região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014- 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA - 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012). Atuou como professora em distintos níveis de ensino: na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio - Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização, com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizações, letramentos, livros didáticos de alfabetização/cartilhas, práticas de leitura e de escrita e processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006); pós-doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011); pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, especialização em Educação e mestrado em Educação. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013) na mesma Universidade. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), como representante suplente da região Centro-Oeste (2012-2014). Atualmente é vice-tesoureira da ABALF. Foi Editora-Chefe da revista Interfaces da Educação (PPGED/UEMS), no biênio 2014-2015. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2015-2018). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Lourenço Filho, história da escola primária, história da literatura infantil e juvenil, história do ensino de língua portuguesa e história da alfabetização.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Silva, T. da, & Bertoletti, E. N. M. (2018). A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES SUL-MATO-GROSSENSES NAS PÁGINAS DAS CARTILHAS. Reflexão E Ação, 26(2), 101-117. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos