A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES SUL-MATO-GROSSENSES NAS PÁGINAS DAS CARTILHAS

Autores

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Palavras-chave:

História da alfabetização, Livros didáticos de alfabetização, Identidade.

Resumo

Neste estudo, analisa-se a influência dos livros didáticos (cartilhas e primeiros livros de leitura), na constituição da identidade do povo sul-mato-grossense, em especial dos moradores da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, entre as décadas de 1950 e 1970. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinados documentos da 6ª Delegacia de Ensino Primário de Dourados e materiais destinados ao ensino das primeiras letras. A partir dos documentos investigados, buscou-se compreender como a circulação de cartilhas e livros de leitura localizados apenas nesta região do estado influenciou na constituição da identidade do seu povo. Os resultados alcançados indicam que a circulação destes artefatos nessa região da Colônia se diferenciou das demais devido à influência do Governo Federal, além disso, os textos presentes nos materiais acabaram com contribuir para a constituição de uma identidade nacional aos moradores desta região.

Downloads

Biografia do Autor

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014- 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA - 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012). Atuou como professora em distintos níveis de ensino: na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio - Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização, com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizações, letramentos, livros didáticos de alfabetização/cartilhas, práticas de leitura e de escrita e processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006); pós-doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011); pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, especialização em Educação e mestrado em Educação. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013) na mesma Universidade. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), como representante suplente da região Centro-Oeste (2012-2014). Atualmente é vice-tesoureira da ABALF. Foi Editora-Chefe da revista Interfaces da Educação (PPGED/UEMS), no biênio 2014-2015. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2015-2018). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Lourenço Filho, história da escola primária, história da literatura infantil e juvenil, história do ensino de língua portuguesa e história da alfabetização.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Silva, T. da, & Bertoletti, E. N. M. (2018). A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES SUL-MATO-GROSSENSES NAS PÁGINAS DAS CARTILHAS. Reflexão E Ação, 26(2), 101-117. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos