THE PRODUCTION OF SOUTH-MATO-GROSSENSES IDENTITIES ON THE SPELLING BOOKS' PAGES

Authors

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Keywords:

History of literacy, Literacy textbooks, Identity.

Abstract

In this study, we analyze the influence of textbooks (spelling books and early reading books), in the constitution of the identity of the south-mato-grossense people, especially the residents of the National Agricultural Colony of Dourados, between the 1950s and 1970s. To do so, a qualitative research of documentary base was carried, in which documents were examined from the 6th Precint of Primary Education of Dourados and materials for the teaching of the first letters. From the documents investigated, it was sought to understand how the circulation of spelling books and reading books located only in this region of the state influenced in the constitution of the identity of its people. The results obtained indicate that the circulation of these artifacts in this region of the Colony differed from the others due to the influence of the Federal Government. In addition, the texts present in the materials ended up contributing to the constitution of a national identity to the residents of this region.

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Author Biographies

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014- 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA - 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012). Atuou como professora em distintos níveis de ensino: na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio - Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização, com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizações, letramentos, livros didáticos de alfabetização/cartilhas, práticas de leitura e de escrita e processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006); pós-doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011); pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, especialização em Educação e mestrado em Educação. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013) na mesma Universidade. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), como representante suplente da região Centro-Oeste (2012-2014). Atualmente é vice-tesoureira da ABALF. Foi Editora-Chefe da revista Interfaces da Educação (PPGED/UEMS), no biênio 2014-2015. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2015-2018). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Lourenço Filho, história da escola primária, história da literatura infantil e juvenil, história do ensino de língua portuguesa e história da alfabetização.

Published

2018-05-02

How to Cite

Silva, T. da, & Bertoletti, E. N. M. (2018). THE PRODUCTION OF SOUTH-MATO-GROSSENSES IDENTITIES ON THE SPELLING BOOKS’ PAGES. Reflexão E Ação, 26(2), 101-117. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos