LA PRODUCCIÓN DE IDENTIDADES SUR-MATO-GROSSENSES EN LAS PÁGINAS DE LAS CARTILLAS

Autores/as

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Palabras clave:

Historia de la alfabetización, Libros didácticos de alfabetización, Identidad.

Resumen

En este estudio, se analiza la influencia de los libros didácticos (cartillas y primeros libros de lectura), en la constitución de la identidad del pueblo sur-mato-grossense, en especial de los moradores de la Colonia Agrícola Nacional de Dourados, entre las décadas de 1950 y 1970. Para ello, se realizó una investigación cualitativa de base documental, en la cual se examinaron documentos de la 6ª Delegación de Enseñanza Primaria de Dourados y materiales destinados para la enseñanza de las primeras letras. A partir de los documentos investigados, se buscó comprender cómo la circulación de cartillas y libros de lectura ubicados solamente en esta región del estado influenció en la constitución de la identidad de su pueblo. Los resultados obtenidos indican que la circulación de estos artefactos en esta región de la Colonia se diferenció de los otros debido a la influencia del Gobierno Federal. Además, los textos presentes en los materiales acabaron contribuyendo para la constitución de una identidad nacional a los habitantes de esta región.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados - Mato Grosso do Sul (UFGD) e professora adjunta da área de Currículo e Alfabetização (UFGD). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014- 2017) e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA - 2004), mestrado em Educação pela UFRGS (2008) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição (2012). Atuou como professora em distintos níveis de ensino: na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio - Curso Normal - no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação/especialização, com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizações, letramentos, livros didáticos de alfabetização/cartilhas, práticas de leitura e de escrita e processos de aquisição da linguagem oral e escrita.

Estela Natalina Mantovani Bertoletti, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990); Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997); Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006); pós-doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011); pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). É professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando no curso de Pedagogia, especialização em Educação e mestrado em Educação. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013) na mesma Universidade. Integrou a Diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF), como representante suplente da região Centro-Oeste (2012-2014). Atualmente é vice-tesoureira da ABALF. Foi Editora-Chefe da revista Interfaces da Educação (PPGED/UEMS), no biênio 2014-2015. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2015-2018). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Lourenço Filho, história da escola primária, história da literatura infantil e juvenil, história do ensino de língua portuguesa e história da alfabetização.

##submission.downloads##

Publicado

2018-05-02

Cómo citar

Silva, T. da, & Bertoletti, E. N. M. (2018). LA PRODUCCIÓN DE IDENTIDADES SUR-MATO-GROSSENSES EN LAS PÁGINAS DE LAS CARTILLAS. Reflexão E Ação, 26(2), 101-117. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11710

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos