O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DO CURRÍCULO-BRINQUEDO DE MATEMÁTICA, MARCADO PELA DIMENSÃO DE GÊNERO, NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

Autores

  • Deise Maria Xavier de Barros Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11747

Palavras-chave:

Currículo, Sujeito, Subjetividade, Gênero, Dispositivo Pedagógico.

Resumo

Neste artigo, problematizam-se imagens dos livros didáticos de matemática dos anos iniciais utilizadas para a produção e normatização de um currículo-brinquedo e que podem indicar algum tipo de interação criança-brinquedo. Interroga-se, dentro de um referencial contemporâneo, por intermédio do pensamento de Michel Foucault e de contribuições dos Estudos Culturais, o currículo de matemática na produção de subjetividades unificadas de padrões socialmente construídos de gênero nas relações conflituosas entre saber, cultura e poder. Argumenta-se que, em meio ao movimento da cientificidade dos conhecimentos matemáticos, o currículo-brinquedo produz gestos múltiplos: uma pedagogia cultural que mascara a produção de subjetividades na infância; uma prática de diferenciação localizada nas representações de gêneros, como objeto para fixar identidades e regular a conduta de uns em relação a outros; e uma estratégia neoliberal para regular um dispositivo pedagógico no currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Maria Xavier de Barros Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS, Brasil. Líder do GPCEM (Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática). Endereço para correspondência: Cidade Universitária, Caixa Postal 549, CEP: 79070-900, Campo Grande/MS, Brasil. E-mail: marcio.silva@ufms.br

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Souza, D. M. X. de B., & Silva, M. A. da. (2018). O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DO CURRÍCULO-BRINQUEDO DE MATEMÁTICA, MARCADO PELA DIMENSÃO DE GÊNERO, NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Reflexão E Ação, 26(2), 149-164. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11747

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos