A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE DESEJÁVEL NO DISCURSO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11756

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Identidade docente, Estudos Culturais, Discurso.

Resumo

O movimento social Escola Sem Partido vem se notabilizando, nos últimos anos, pelo ataque sistemático aos profissionais da educação. O presente texto tem por objetivo apresentar, a partir das teorizações do pensamento de Michel Foucault e das contribuições dos Estudos Culturais, que as enunciações proferidas pelo movimento em seus mais diversos materiais constituem-se numa vontade de governo sobre as identidades docentes. O ESP procura representar os docentes tidos como desejáveis, bem como erigir fronteiras bem demarcadas para fiscalizar e condenar os chamados professores “doutrinadores”.

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Biografia do Autor

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde também cursou Licenciatura em História. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto História, em 2013, e do Subprojeto Interdisciplinar, em 2014. Também realizou pesquisa sobre o impacto da construção da Rodovia Presidente Kennedy (RS-13) nas populações da Serra do Botucaraí, com ênfase para os aspectos socioeconômicos, durante as décadas de 50 e 60. Atualmente, analisa as investidas de poder lançadas pelo movimento "Escola Sem Partido". Além disso, é membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG, e professor de História na Rede Municipal de Ensino de Fontoura Xavier - RS.

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Sou Doutora e Mestre em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação (2013/ULBRA e 2009/UFRGS).Licenciada em História (2004/UNISINOS). Tive experiência como bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIc durante a Graduação na área de História: História Agrária e também como bolsista CAPES na Pós-Graduação na área da Educação: Estudos Culturais em Educação. Minhas pesquisas estão concentradas na área da Educação com foco nas questões relativas à relação entre Currículo, Cultura, Sociedade e Meio ambiente. Atuei como docente no ensino fundamental e médio por 10 anos nas áreas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia. Atualmente trabalho como Professora Adjunta no Ensino Superior da Universidade Federal de Rio Grande/FURG. Na Graduação, sou responsável pela disciplina Políticas Públicas da Educação, ofertada para todas as Licenciaturas da universidade. No Mestrado em Educação, estou vinculada a Linda de Pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias e sou responsável pelas disciplinas Teorias Pós-Críticas da Educação e O Conceito de Pedagogia Cultural e suas implicações no campo da Pesquisa Educacional Contemporânea. Sou Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG. Contatos: desacost@gmail.com 51 98202-8291

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Katz, E. P., & Mutz, A. S. da C. (2018). A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE DESEJÁVEL NO DISCURSO DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. Reflexão E Ação, 26(2), 118-129. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11756

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos