LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD DOCENTE DESEABLE EN EL DISCURSO DEL MOVIMIENTO ESCUELA SIN PARTIDO

Autores/as

  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11756

Palabras clave:

Escuela Sin Partido, Identidad docente, Estudios Culturales, Discurso.

Resumen

La Escuela sin Partido se ha destacado em los últimos años por el ataque sistemático a los profesionales de la educación. El presente texto tiene por objetivo presentar, a partir de las teorizaciones del pensamiento de Michel Foucault y de las contribuciones de los Estudios Culturales, que las enunciaciones proferidas por el movimento en sus más diversos materiales se constituyen en una voluntad de gobierno sobre las identidades docentes. El movimiento ESP se busca representar a los docentes tenidos como deseables, así como erigir fronteras bien demarcadas para fiscalizar y condenar a los llama dos profesores "adoctradores".

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Biografía del autor/a

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde também cursou Licenciatura em História. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto História, em 2013, e do Subprojeto Interdisciplinar, em 2014. Também realizou pesquisa sobre o impacto da construção da Rodovia Presidente Kennedy (RS-13) nas populações da Serra do Botucaraí, com ênfase para os aspectos socioeconômicos, durante as décadas de 50 e 60. Atualmente, analisa as investidas de poder lançadas pelo movimento "Escola Sem Partido". Além disso, é membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG, e professor de História na Rede Municipal de Ensino de Fontoura Xavier - RS.

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Sou Doutora e Mestre em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação (2013/ULBRA e 2009/UFRGS).Licenciada em História (2004/UNISINOS). Tive experiência como bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIc durante a Graduação na área de História: História Agrária e também como bolsista CAPES na Pós-Graduação na área da Educação: Estudos Culturais em Educação. Minhas pesquisas estão concentradas na área da Educação com foco nas questões relativas à relação entre Currículo, Cultura, Sociedade e Meio ambiente. Atuei como docente no ensino fundamental e médio por 10 anos nas áreas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia. Atualmente trabalho como Professora Adjunta no Ensino Superior da Universidade Federal de Rio Grande/FURG. Na Graduação, sou responsável pela disciplina Políticas Públicas da Educação, ofertada para todas as Licenciaturas da universidade. No Mestrado em Educação, estou vinculada a Linda de Pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias e sou responsável pelas disciplinas Teorias Pós-Críticas da Educação e O Conceito de Pedagogia Cultural e suas implicações no campo da Pesquisa Educacional Contemporânea. Sou Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG. Contatos: desacost@gmail.com 51 98202-8291

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Publicado

2018-05-02

Cómo citar

Katz, E. P., & Mutz, A. S. da C. (2018). LA CONSTRUCCIÓN DE UNA IDENTIDAD DOCENTE DESEABLE EN EL DISCURSO DEL MOVIMIENTO ESCUELA SIN PARTIDO. Reflexão E Ação, 26(2), 118-129. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11756

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos