THE CONSTRUCTION OF A DESIRABLE TEACHING IDENTITY IN THE SPEECH OF THE MOVEMENT ESCOLA SEM PARTIDO (NO-PARTY SCHOOL)

Authors

  • Elvis Patrik Katz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11756

Keywords:

Escola Sem Partido (Non-Party School), Teaching Identity, Cultural Studies, Speech.

Abstract

The social movement Escola Sem Partido (No-Party School) The No-Party School has been making itself known in recent years by the systematic attack on education professionals. The present text aims to present, from the theories of Michel Foucault's thought and the contributions of the Cultural Studies, that the utterances uttered by the movement in its most diverse materials constitute a will of government over the educational identities. The ESP movement seeks to represent teachers deemed desirable, as well as erect well-demarcated boundaries to supervise and condemn the so-called "doctrinaire" teachers.

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Author Biographies

Elvis Patrik Katz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde também cursou Licenciatura em História. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto História, em 2013, e do Subprojeto Interdisciplinar, em 2014. Também realizou pesquisa sobre o impacto da construção da Rodovia Presidente Kennedy (RS-13) nas populações da Serra do Botucaraí, com ênfase para os aspectos socioeconômicos, durante as décadas de 50 e 60. Atualmente, analisa as investidas de poder lançadas pelo movimento "Escola Sem Partido". Além disso, é membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG, e professor de História na Rede Municipal de Ensino de Fontoura Xavier - RS.

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Sou Doutora e Mestre em Educação na linha dos Estudos Culturais em Educação (2013/ULBRA e 2009/UFRGS).Licenciada em História (2004/UNISINOS). Tive experiência como bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIc durante a Graduação na área de História: História Agrária e também como bolsista CAPES na Pós-Graduação na área da Educação: Estudos Culturais em Educação. Minhas pesquisas estão concentradas na área da Educação com foco nas questões relativas à relação entre Currículo, Cultura, Sociedade e Meio ambiente. Atuei como docente no ensino fundamental e médio por 10 anos nas áreas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia. Atualmente trabalho como Professora Adjunta no Ensino Superior da Universidade Federal de Rio Grande/FURG. Na Graduação, sou responsável pela disciplina Políticas Públicas da Educação, ofertada para todas as Licenciaturas da universidade. No Mestrado em Educação, estou vinculada a Linda de Pesquisa Culturas, Linguagens e Utopias e sou responsável pelas disciplinas Teorias Pós-Críticas da Educação e O Conceito de Pedagogia Cultural e suas implicações no campo da Pesquisa Educacional Contemporânea. Sou Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - NECCSO/UFRGS e no Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG. Contatos: desacost@gmail.com 51 98202-8291

Published

2018-05-02

How to Cite

Katz, E. P., & Mutz, A. S. da C. (2018). THE CONSTRUCTION OF A DESIRABLE TEACHING IDENTITY IN THE SPEECH OF THE MOVEMENT ESCOLA SEM PARTIDO (NO-PARTY SCHOOL). Reflexão E Ação, 26(2), 118-129. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11756

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos