PAULO FREIRE EN LA INVESTIGACIÓN ACCIÓN PARA EL DESARROLLO TERRITORIAL: UNA REFLEXIÓN DESDE LA PRÁCTICA EN EL PAÍS VASCO

Autores

  • Miren Larrea Universidade de Deusto – UD – Bilbau – País Basco – Espanha

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11773

Palavras-chave:

Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, Ensino-aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre como o pensamento de Paulo Freire está sendo reinventado por uma equipe de pesquisadores em ação no campo do desenvolvimento territorial (TD). Parte de uma leitura crítica da literatura sobre os sistemas regionais de inovação, que está influenciando significativamente as políticas na Europa, e a pesquisa-ação, que é a abordagem adotada por essa equipe e o que os orienta a ler o trabalho de Freire Em ambos os marcos, a equipe de pesquisa ressalta a necessidade de tornar visível a politicidade dos pesquisadores, ou seja, sua necessidade de assumirem-se como atores do desenvolvimento territorial e não meramente observadores do mesmo ou externos aos seus problemas. Mas esta não é uma abordagem teórica, mas da práxis. É por isso que o artigo compartilha uma cronologia de como o dia a dia dos pesquisadores vem mudando em um diálogo contínuo entre seu trabalho e o legado de Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Miren Larrea, Universidade de Deusto – UD – Bilbau – País Basco – Espanha

Universidade de Deusto – UD – Bilbau – País Basco – Espanha

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Publicado

2018-04-27

Como Citar

Larrea, M. (2018). PAULO FREIRE EN LA INVESTIGACIÓN ACCIÓN PARA EL DESARROLLO TERRITORIAL: UNA REFLEXIÓN DESDE LA PRÁCTICA EN EL PAÍS VASCO. Reflexão E Ação, 26(1), 179-196. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.11773